Universitário Sistema de Ensino

O Universitário Sistema Educacional iniciou suas atividades em 1963, em São Paulo, na Rua Líbero Badaró, com o propósito de oferecer Curso Preparatório para Exame Pré-Vestibular por meio do compartilhamento do conhecimento.
O cursinho capacitou milhares de estudantes para o ingresso nas mais conceituadas universidades brasileiras e vislumbrou um futuro promissor para seus calouros.

Acreditando que ampliar esta experiência seria disponibilizar uma educação de qualidade para muitos, o grupo passou a desenvolver, a partir dos anos 70, o Sistema Educacional, que desde então oferece do material didático à assessoria pedagógica.

Neste percurso, cerca de 1 milhão de alunos já se beneficiaram dos cursos oferecidos pelo Universitário Sistema Educacional e atualmente perto de 50 mil alunos pertencem à rede de escolas conveniadas do Universitário Sistema Educacional em todo território nacional.

A filosofia do Universitário Sistema Educacional, baseada nas relações aluno x professor x família, acredita que, para que o objetivo final seja alcançado - que o aluno aprenda efetivamente - a proposta deve considerar as especificidades, entorno e público atendido por cada instituição escolar respeitando a singularidade didático-pedagógica.

Hoje, o Universitário Sistema Educacional exerce sua vocação, auxiliando na formação integral e significativa de estudantes de todos os segmentos, da Educação Básica ao Pré-Vestibular.

Educação Infantil

A coleção Vila da Criança apresenta uma coletânea de materias didático-pedagógicos, destinada a todos os níveis da Educação Infantil. A coleção atende aos alunos da Educação Infantil, oferecendo atividades didáticas desenvolvidas de acordo com cada nível, e aos professores orientando-os para que possam promover o desenvolvimento e a aprendizagem mediante práticas educativas adequadas às necessidades motoras e cognitivas de cada faixa etária.

Ensino Fundamental I

A concepção e a organização curricular dos Livros do Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano, fundamentam-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais, numa perspectiva sociointeracionista, na construção do conhecimento e na Pedagogia Progressista, de maneira que os conteúdos sejam desenvolvidos por meio de atividades contextualizadas, com temas que instigam o interesse dos alunos e com o desenvolvimento de projetos educativos, interdisciplinares, que integram as áreas dando significado ao aprendizado, evitando a fragmentação do saber.

O movimento operatório (sondagem, problematização, sistematização e generalização), o estabelecimento de relações, o respeito aos 4 Pilares da Educação (Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser) ditados pela Unesco, o desenvolvimento das habilidades operatórias do pensamento e a formação de competências são princípios que permeiam toda a coleção.

Ensino Fundamental II

A Coleção do Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano privilegia a construção do conhecimento, visando o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno.

Nesta etapa da Educação Básica, o aluno é conduzido à construção de conceitos com ênfase no pensar, questionar, discutir, argumentar e intervir em realidades do seu dia a dia, buscando soluções e agindo com senso crítico e reflexivo.

A concepção dos livros didáticos do Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano, conside.

Instigar uma busca por uma visão do todo, superando a fragmentação do ensino e a simples reprodução do conhecimento.

Propor atividades nas quais o centro de processo é o aluno, que se torna sujeito de seu aprendizado e considera o professor um mediador do processo ensino-aprendizagem.

Estimular a produção do conhecimento, buscando a formação de sujeitos críticos e criativos, preparados para a vida atual, e o desenvolvimento de todas as suas potencialidades.

Tais pressupostos propiciam que o aluno construa conceitos, problematizando e discutindo os conteúdos para desenvolver uma consciência crítica, tornando-se atuante e consciente do seu tempo e do seu espaço.

Ensino Médio

As propostas para um programa no Ensino Médio visam pesquisa, seleção de informações, análise, síntese, argumentação, cooperação e participação do aluno no mundo social, o que inclui a cidadania, o mercado de trabalho e a continuidade dos estudos.

Os conceitos abordados em cada área do conhecimento devem ter foco no desenvolvimento de competências que estimulem a contextualização e a aplicabilidade desses conhecimentos no cotidiano.

O material do Ensino Médio propõe desafios, atividades reflexivas e conexões com o saber, mantendo o foco nas propostas dos processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior.

Curso regular, em três anos, com conteúdos pertinentes a todas as áreas do conhecimento, elaborados de forma a promover uma aprendizagem que conduza o aluno a construir e desenvolver habilidades cognitivas e sociais, superando o mero acúmulo de informações.